sexta-feira, 9 de junho de 2017

PMBOK x PRINCE 2: QUAL ESTRUTURA ESCOLHER?

Quando iniciamos nosso estudo em gerenciamento de projetos, em muitos caso a estrutura que mais se destaca nas faculdades, MBAs e outros cursos, é a estrutura do Guide Project Management Body of Kwonledge (PMBOK), porém é interessante levar em conta uma estrutura bem menos conhecida que a do PMBOK, mas que também possui grandes vantagens na hora de gerenciar projetos que é a estrutura do PRINCE2. Esta estrutura apresenta grandes vantagens para determinados tipos de negócio e necessidade dos profissionais que buscam conhecimento na área de gestão de projetos.
Se olharmos em termos comparativos, as duas estruturas são semelhantes e pode-se dizer que uma complementa a outra, porém no formato apresentado para cada uma delas, verificamos as seguintes situações:
A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide), é um GUIA de conhecimentos para o gerenciamento de projetos. O Guia PMBOK foca em uma base de conhecimentos e boas práticas de gerenciamento de projetos, com uma estrutura bastante robusta quando a abordagem de ferramentas e técnicas e em sua estrutura dos seus grupo de processos, entretanto se olharmos a abordagem do PMBOK com muito preciosismo a mesma pode se tornar muito pesada para aplicação em uma empresa que não tenha a cultura de gerenciamento, neste caso, tornam-se interessante a busca da ajuda de um profissional com mais maturidade nesta área, para a entender a necessidade da empresa e ajudar na aplicação da estrutura e ferramentas com mais eficiência.
O Project In Controlled Enviroment (PRINCE2) é outra metodologia para o gerenciamento de projetos, cujo método é bastante difundido na Europa. Nesta estrutura a abordagem possui um padrão estruturado, com orientações do trabalho e controles que devem ser feitos, processos direcionados e papéis e responsabilidades do que cada pessoa deve fazer, que ajuda a orientar o gerente e sua equipe na condução dos projetos, através de uma metodologia mais direcionada em comparação com o PMBOK. Entretanto as ferramentas contidas na estrutura do PRINCE2 são mais resumidas em relação a PMBOK, por isso os conhecimentos das duas estruturas podem se complementar.
Para quem está acostumado com o PMBOK, pode achar as áreas de conhecimento ou temas, como identificado pelo PRINCE2 um pouco mais “desorganizadas”, todavia o PRINCE2 possui orientações para controle de documentos, registros, modelos de relatórios e templates que podem ajudar inicialmente os profissionais que desejam aplicar ferramentas de gerenciamento em seus projetos.
Esta estrutura possui uma visão bastante diferenciada para profissionais que gerenciam projetos internos dentro de suas empresas pela constante avaliação do Business Case do projeto em relação ao mercado externo e quanto aos benefícios dos projetos para a empresa, o PMBOK ao contrário foca em e executar o projeto dentro do plano de projeto desenhado inicialmente, preocupando-se menos com avaliações do mercado externo do projeto.
Enfim, cabe ao Gerente de Projeto e sua equipe definir qual ferramenta é mais aplicável para o seu plano, porem a utilização das duas ferramentas pode nos dar o que há de melhor de cada estrutura a fim de desenvolver um projeto de extrema qualidade.


Boa Escolha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário