quinta-feira, 8 de junho de 2017

O que é Kaizen?


Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa mudança ou melhor. Esta filosofia ou prática promove a melhoria contínua dos processos de manufatura, engenharia, negócios, saúde, gerenciamento de projetos ou qualquer processo. Pela filosofia do Kaizen é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela no processo ou pontual. Atualmente é comprovado que esta metodologia traz resultados concretos, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, em um curto espaço de tempo e a um baixo custo (que, conseqüentemente, aumenta a lucratividade), apoiados na sinergia da equipe de trabalho.


Conceito
“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”

Com base no na filosofia Lean o Kaizen pode ser qualificado em dois tipos fundamentais:

Kaizen pontual ou de processo: Este modelo de Kaizen tem por objetivo melhorias especificas que geralmente são sugeridas pelos próprios integrantes do projeto a fim de aperfeiçoar o trabalho diário.

Kaizen de fluxo ou do sistema: Este modelo de Kaizen tem por objetivo implementar ações no fluxo de processo como um todo proporcionando melhorias na entregas dos produtos finais.

Benefícios do Kaizen
- Redução do lead time;
- Aumento da eficiência produtiva;
- Redução de retrabalho;
- Aumento da satisfação dos clientes internos e externos

Mas como posso aplicar o Kaizen no meu processo?
A fim de entender melhor a aplicação do Kaizen em um processo é apresentada um fluxo dos passos principais para aplicação.

Processo de Aplicação:




 Dica de Kaizen na minha obra

Em uma obra normalmente é inviável retirar por muito tempo os profissionais de seus postos de trabalho. Para este caso, visto que o poder de decisão e os processos são mais enxutos, o tempo de Kaizen pode ser reduzido para um dia. Também na obra existe uma maior autonomia dos envolvidos, permitindo a aplicação mais rápida das melhorias verificadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário