quarta-feira, 7 de junho de 2017

A importância do gerenciamento de projetos em pequenas empresas

Talvez você já tenha ouvido falar na importância da aplicação dos conhecimentos e das boas práticas do gerenciamento de projetos para os profissionais que atuam diretamente na implantação ou execução dos mesmos, ou até que o gerenciamento de projeto só deve ser usado para grandes projetos. Porém, se olharmos fora do conceito principal do projeto (esforço temporário para criar algo único), podemos perceber que o conhecimento desta importante estrutura está muito presente no dia a dia de nossas organizações e conhece-la nos permite administrar melhor nossas rotinas tornando-as muito mais eficientes.
Se pensarmos nas rotinas diárias, as quais os setores dentro de uma organização atuam, tais como: contratação de pessoas, compras, negociação, inter-relacionamento entre pessoas, controle de custos, reestruturação de um setor, gestão de pessoas, entre outros, percebemos que tais rotinas tem muitas características de um projeto e podem ser muito mais eficientes se pensarmos nestas rotinas embasadas pelos fundamentos do gerenciamento de projetos, isto somente quando olhamos no ambiente operacional. Sob outra visão, quando pensamos em ambientes estratégicos, o domínio de alguns processos, ferramentas é técnicas aplicados ao planejamento deste ambiente, pode tornar este muito mais “robusto”, visto a forma que estaremos olhando e utilizando as boas práticas aplicadas a nossa forma de pensar e agir, permitindo assim a alcançar os resultados esperados.
Quando pensamos nas 10 áreas de conhecimento, como escopo, tempo, custo, qualidade, risco, etc., abordadas dentro da estrutura de gerenciamento de projeto, frequentemente grande parte dos gestores de pequenas empresas estão a todo momento trabalhando e interagindo, com atividades relacionadas a estas 10 áreas e, para estes gestores, que dentro de suas empresas são vistos como “pau para toda obra”, conhecer um pouco mais os detalhes da estrutura de gerenciamento com certeza permitirá aos mesmos conduzirem suas operações de forma mais eficiente e estruturada.
Tomando-se como exemplo a comunicação, uma das principiais áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, a qual caso não venhamos a ajustar a forma adequada e aspectos como a rotina, o modelo e as pessoas envolvidas nesta área, diariamente teremos uma série de situações inesperadas e  atrasos decorrentes de desencontros de informações entre a nossa equipe e colegas de trabalho o que por sua vez acarretará em uma série de outros problemas que podem esta associados as outras áreas de conhecimento.
Olhando para o futuro, o conhecimento em gestão de projetos é uma importante “base” para as empresas que visam crescimento, visto que este crescimento passa em muitas vezes por aumento de fábricas, criação de novos setores, implantação de sistemas, desenvolvimento de novos produtos, modernização de equipamentos, etc., e quando conhecemos as boas práticas e buscamos a utilização destas nas “rotinas diárias” da empresa, nossos resultados são mais claros e estruturados o que nos propicia ganhos significativos de tempo, qualidade, custos, entre outros provando com isso que a aplicação de boas práticas de gestão é uma receita de sucesso corporativo, ou seja o Gerenciamento de Projetos pode nos trazer ganhos como:  
- Sentimento da importância do planejamento;
- Aumento da visão do todo, graças a maior atenção dada ao escopo;
- Maior estabilidade no controle de custos;
- Administração dos riscos negativos e positivos;
- Otimização de recursos físicos e financeiros;
- Gestão de pessoas mais eficiente;
Mas aplicar o gerenciamento não passa apenas por conhecimentos e ferramentas, existe outro pilar importante, o qual devemos dar atenção dentro das pequenas empresas: As pessoas. Mudanças não são fáceis de administrar e quando decidimos adotar em nossas empresas as boas práticas, precisamos ajudar, comprometer e envolver muito nossa equipe, em virtude de que estas mudanças são vistas muitas vezes como dificuldades associadas ao sentimento de que não saberemos fazer, e por isso o papel das esferas superiores e profissionais que tem um pouco mais de conhecimento das boas práticas, é o de buscar a melhor e mais adequada forma de introduzir os conceitos sempre respeitando e entendendo a maturidade da empresa e das pessoas.
Em suma, quando pensamos: “Minha empresa é muito pequena e não há necessidade de pensar ou estruturar gerenciamento agora! ”, estamos dando margem a eventuais ou até mesmo constantes problemas diários, além de não estarmos nos preparando para o futuro e em um horizonte de médio e longo prazo onde poderemos ter maiores dificuldades de implantar processos estruturados, principalmente quando nossas empresas estiverem maiores. Logo, mesmo o gerenciamento de projetos sendo uma novidade para algumas empresas, e novidades sempre geram mudanças e uma certa apreensão e incertezas, devemos avaliar se não vale a pena passarmos por essas incertezas e mudanças enquanto somos de menor porte, pois quando nos tornarmos maiores o processo de implantação do Gerenciamento de Projetos pode ser mais difícil. Logo conhecer as boas práticas, as quais geram resultados positivos para as empresas que passaram por este processo, aliadas a nosso empenho e maturidade nos fará colher bons frutos!




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