Frequentemente somos conduzidos e orientados a realizar projetos de forma a garantir que o custo e o prazo sejam cumpridos com a qualidade esperada, bem como promover a satisfação do cliente. Entretanto é importante entender que gerenciar projetos não se restringe apenas a criação de um produto, serviço ou resultado, dentro do escopo, prazo e custo definidos pelo cliente, mas sim na criação de benefícios de negócios que atinjam todos os envolvidos.
De forma simples a sobrevivência e crescimento das
empresas não pode depender somente de resultados positivos para um dos lados, visto
que, projetos mal planejados e/ou executado podem prejudicar os clientes,
levando as empresas a adquirem dividas para conclusão dos mesmos. Por outro
lado, fornecedores que são “espremidos” e pressionados a executar a todo custo
o projeto poderão não ter condições de atender o projeto que estão bem como outros
clientes. O conceito de ganha-ganha
dever ser claro e presente na relação cliente-fornecedor visando resultados
positivos bilaterais. Sendo assim, podemos deduzir que o sucesso dos projetos depende
de um planejamento tático, estratégico e operacional, de forma coerente e
principalmente transparente, a fim de gerar resultados positivos a nosso
cliente, equipe interna, fornecedores e empresas. Pensando na geração
benefícios de negócio, podemos admitir os seguintes pilares, indicados na figura
01, como forma de garantir de forma bilateral que tais objetivos sejam
alcançados.
Figura 01 – Modelo para
geração de benefícios mútuos
·
Valorização Mútua: Muito se
fala em valorizar o cliente, entender o que ele pensa e entregar um resultado
satisfatório ao mesmo. Porém tais metas ou ações normalmente são dirigidas ao
nosso cliente externo final e não a todos os clientes envolvidos na cadeia do
projeto, sejam eles externos ou internos. Devemos procurar valorizar e
satisfazer tanto o nosso cliente final, responsável por promover nossa receita
financeira, ou seja, nosso salário, nosso lucro, como também a nossos clientes
internos, sejam eles nossa equipe, fornecedores, colaboradores e todas as partes interessadas
responsáveis pelos meios que nos conduzem a conclusão do projeto. Desta
maneira, em um ambiente de projeto onde todos se sentem valorizados, os
resultados serão alcançados gerando benefícios mútuos.
·
Flexibilidade: Planejar de uma
maneira ordenada e ao mesmo garantindo um bom nível de flexibilidade ao projeto
à primeira vista pode soar um pouco estranho, porém o bom planejamento deve
procurar não “engessar” nosso projeto a métodos e documentos imutáveis ou a
prazo, custo e tempo que devem ser perseguidos por muitas vezes cegamente. O
Projeto Ideal deve estar apto e aberto a mudanças, pois as mesmas são
inevitáveis. Devemos criar artifícios que possibilitem uma flexibilidade
controlada do projeto durante sua execução e devemos sim mudar não somente
quando os eventos positivos ou negativos do projeto nos conduzem a isso, mas
também quando identificarmos uma possibilidade de melhoria.
·
Transparência: Muito se fala
em transparência e em como a
mesma deve ser aplicada em projetos, que devemos deixar as informações as claras
a todos os envolvidos, entretanto na prática tal feito nem sempre acontece. Um
projeto dito como transparente deve garantir a seus colaboradores, clientes e
até mesmo comunidade as informações necessárias para andamento do mesmo,
identificando-se o que foi planejado (linhas de base), executado e também os
pontos positivos e negativos (lições aprendidas) com o que projeto se depara
durante seu ciclo. Além disso é importante dar voz a todos os envolvidos no
projeto, permitindo aos mesmos expressarem suas opiniões e considerações, que
por inúmeras vezes irão contribuir muito para o sucesso do projeto.
·
Comunicação: Entendemos muitas vezes por comunicação o ato de criar,
arquivar passar ou receber informações e confirmar se as mesmas foram compreendidas
pelo receptor. Porém estendendo um pouco tal conceito, devemos pensar na
comunicação como forma de integrar e aproximar todas as partes envolvidas do
projeto, gerando um ambiente de trabalho, onde compreendemos como nosso
cliente, equipe e colaboradores pensam e se sentem, de forma a compreender como
podemos tornar o trabalho melhor e mais satisfatório para todos.
·
Aperfeiçoamento: A procura constante pela primazia em eficiência
alcançada através de um aperfeiçoamento constante, é uma característica comum
aos projetos de sucesso. Tal busca, passa por fatores como: Visão e espaço para
realizar o planejamento, adequação do planejamento a maturidade da empresa e
pessoas, interação entre planejamento e processos, aliado à capacidade para
lidar com mudanças constantes (flexibilidade), aplicação de lições aprendidas,
visão de qualidade, envolvimento de todos os envolvidos da cadeia produtiva,
comunicação e um ambiente transparente, com certeza teremos o aperfeiçoamento
de nossos projetos e como
resultado o sucesso alcançado de forma mais fácil.
Enfim, se adotarmos a relação de ganha-ganha durante toda a realização
do projeto, com certeza teremos empresas mais preparadas para fornecer serviços
de melhor qualidade a seus clientes e estes bem mais satisfeitos com o
resultado final, demonstrando que os benefícios e o valor devem ser vistos de
forma bilateral e para isso, princípios como: valor mútuo, flexibilidade,
transparência, comunicação e aperfeiçoamento são peças fundamentais.
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