Diante de boas práticas que buscamos aplicar em
nossas obras, como indicadores de desempenho, melhorias em processos,
implantações de ERPs, sistemas de qualidade, etc., eventualmente nos deparamos
com situações que prejudicam consideravelmente o andamento dos processos de
execução, processos estes que acarretam perdas de tempo e recursos financeiros
e muitas vezes afetam a qualidade de nosso produto final.
Se pensarmos por exemplo na orçamentação de uma
obra, muitas vezes as empresas possuem um vasto conhecimento em custos e um
grande banco de dados que permite a elaboração de orçamentos muito detalhados e
bem precisos, entretanto tem dificuldades com princípios de planejamento que
acabam prejudicando todo este trabalho com custos se convertendo em prejuízos.
Já durante o processo de execução da obra em si, em
muitos casos necessitaremos realizar a contratação de empresas terceirizadas
para executar algumas ou todas as fases do projeto, porém estas empresas muitas
vezes contam com mão de obra com pouca experiência, equipes com baixa
produtividade e principalmente poucos cuidados com qualidade o que acaba
acarretando durante o processo de uma série de problemas e principalmente
desgastes junto ao cliente.
Pensando em situações, e buscando evitar que o
ótimo conhecimento de dentro do escritório atrite com o do canteiro de obras,
elaboramos algumas dicas básicas que podem ajudar as empresas em seu processo e
minimizar os riscos existentes no processo:
·
Entenda
nos detalhes a estrutura de segurança do trabalho da obra em que irá atuar;
·
Conheça o
clima da região. Exemplo: Em cidades do Norte, nordeste e centro oeste há
períodos que quase não chove e em outros praticamente chove todo dia;
·
Entenda e
busque informações sobre a produtividade de suas empresas terceirizadas,
atualmente as mudanças do mercado retiram muito profissionais bons destas
empresas e a produtividade da empresa fica afetada;
·
A partir
destas informações defina a duração e os recurso para o seu planejamento de
longo prazo (cronograma global) médio prazo (aproximadamente 1 mês) e seu
planejamento de curto prazo (1 semana);
·
Crie uma
linha de balanço para verificar se o número de profissionais está de acordo com
a necessidade de cada frente de execução e acompanhe diariamente este número
visando saber se o mesmo está de acordo com o informado pela empresa
terceirizada;
·
A
execução da obra é muito prejudicada quando chove, assim tenha sempre em seus
planejamentos de trabalhos extras para estes dias;
·
Não deixe
para fazer o controle de qualidade no final da obra ou só nos dias chuvosos. No
final da obra há muitas pessoas trabalhando simultaneamente e a dificuldade de
trabalho será maior. Qualidade se constrói desde o primeiro dia. É ilusão que
para executar obra rápido precisa-se deixar a qualidade para o final. É
possível fazer as duas coisas em paralelo;
·
Procure
formalizar as entregas parciais dos serviços sempre que possível antes das empresas
posteriores iniciarem os seus serviços, com isso evita-se divergências na hora
de resolver pendências;
·
Não se
comprometa com datas que não podem ser cumpridas, nessa hora jogue limpo e
apresente o que você pode fazer. Desgastes de prometer e não cumprir são ruins
para todos.
Aplicando algumas dicas como estas com certeza
conseguimos obter ganhos como:
·
Melhor
eficiência no gerenciamento e controle total da obra;
·
Estabilidade
nas datas programadas x executadas;
·
Aumento
da qualidade da obra e o resultado do produto final;
·
Facilidade
no controle de custos junto as empresas terceirizadas;
·
Facilidade
na aprovação de medições e faturamento de notas;
·
Diminuição
de custos com retrabalho ou aumento de equipes devido a atrasos;
·
Melhoria
da comunicação entre as empresas;
·
Redução
de desgastes com o cliente final.
Como sempre um bom resultado de obras/projetos está
intimamente ligado a um planejamento adequado. Por isso, vamos planejar!
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