quinta-feira, 8 de junho de 2017

O programa 5S

No mundo competitivo em que vivemos, a todo o momento as empresas têm de se reinventar, buscar métodos, filosofias e práticas que as possibilitem de ser mais competitivas e eficientes. Olhando sobre a ótica da construção civil, por exemplo, as empresas podem aderir a filosofia Lean, programas como o PBQP-H, Qualidade Total entre outros.
Porém, antes de se buscar a implantação destas filosofias ou programas o ideal é que se busque a maturidade, sensibilização dos membros da empresa e parceiros em todos os níveis. Uma forma de preparar, sensibilizar a empresa é através da implantação do programa 5S.
O "Programa 5S", foi idealizado nos anos 50 no Japão, em virtude da necessidade de organizar o país pós-guerra. Este programa possui uma aplicação fácil e por isso acabou se difundindo pelas empresas do mundo todo. O 5S busca mobilizar, motivar e conscientizar a empresa implantando padrões de atitudes que geram como resultado a melhoria contínua da organização, desenvolvimento da criatividade, combate aos desperdícios de tempo, materiais e recursos humanos, aumento a produtividade e qualidade de vida bem como a prevenção de acidentes. Para isso o 5S divide-se em cinco conceitos fundamentais oriundos de palavras japonesas (iniciadas pela letra S) que visam manter a empresa em ordem.


SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO:

Busca utilizar materiais, equipamentos e ferramentas com bom senso, separando o necessário do desnecessário, ou seja, realizando uma utilização racional. Como benefício há facilidade de limpeza, melhor controle de estoque e ganho de espaço na empresa, além de preparar para a aplicação dos outros conceitos do 5s.


SEITON – SENSO DE ORDENAÇÃO:

Tem por objetivo organizar o ambiente de trabalho colocando cada objeto, material ou informação em seu devido lugar. Para isso, costuma-se utilizar etiquetas de identificação, placas, estantes, etc. Como resultado há redução de tempo de procura e pontos inseguros.


SEISO – SENSO DE LIMPEZA:

Este senso busca manter o ambiente de trabalho limpo, inspecionando e eliminando objetos desnecessários ao ambiente além de atacar eventuais fontes de problema. Além disso também atua no relacionamento interpessoal, buscando preservar um ambiente de trabalho com transparência, respeito e honestidade, trazendo como benefícios a redução de acidentes, melhor conservação do ambiente e criação de um ambiente saudável e agradável de se conviver.


SEIKETSU – SENSO PADRONIZAÇÃO E SAÚDE:

Consiste na definição de cores, placas, iluminação padrão além de estar também ligado a cuidados com higiene do local de trabalho e ergonomia, eliminando fatores que possam atuar negativamente. Os resultados da aplicação deste senso são: melhoria de higiene e segurança nas áreas de uso comum bem como facilidade de localização e identificação de locais e objetos.


SHITSUKE – SENSO DE AUTODISCIPLINA:

Último senso ou etapa do 5S, visa conscientizar pessoas pela busca de autodesenvolvimento, melhoria continua no local de trabalho e comprometimento com os 4 conceitos anteriores gerando um ambiente com melhor qualidade, produtividade e mais seguro, onde se valoriza o ser humano e o cumprimento dos procedimentos administrativos e de operação.

Em suma, a aplicação do 5S dentro das empresas só tem a contribuir em questões de organização interna, segurança e principalmente para que os membros da empresa entendam seu papel através do autoconhecimento gerando ganhos a todos os envolvidos no programa



Dica 5S em minha obra:


Uma forma simples de se começar a aplicar conceitos 5S em obra é através da instalação de placas de sinalização e identificação, que orientam sobre os locais de armazenagem de materiais, destinação de resíduos, escritório, sinalizações de segurança, etc. Estes pequenos gestos já contribuem para uma obra mais organizada e produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário