quarta-feira, 7 de junho de 2017

GESTÃO VISUAL CANVAS

Atualmente vive-se em um ambiente de negócios altamente competitivo, ágil e dinâmico. No ambiente de gerenciamento de projetos não é diferente: nossos projetos cada vez mais demandam habilidades especificas dos gerentes a fim de lidar com todas as variáveis presentes. Estas variáveis estas por muitas vezes resultam em uma série de procedimentos e documentações, que tornam os processos complexos e burocráticos.
Pensando nisso Alexander Osterwalder e Yves Pigneur desenvolveram um modelo baseado na informação visuais, denominado Business Model Canvas. Este modelo nada mais era do que uma forma resumida de se apresentar a estrutura estratégica de um projeto, apresentado em um único template (geralmente em formatos A1 ou A2) as informações gerais do negócio (áreas chave da empresa) e que facilitava muito devido a sua forma visual e prática.

Este modelo consolidou 4 pilares essenciais para modelos de negócios:
·         Pensamento visual: Uso de desenhos para representar ideias;
·         Visão Sistêmica: Compreender o todo através da análise das partes;
·         Cocriação: Todos os envolvidos são responsáveis pela criação do modelo;
·         Simplicidade e aplicabilidade.

Modelo de Alexander Ostewalder Yves Pigneur
Baseando-se nestes 4 pilares, diversos Modelos de Canvas surgiram com o objetivo de atender a determinadas áreas e demandas relativas aos mais variados setores, tais como: projetos, comércio e prestação de serviços, consolidando esta ferramenta como uma forma simples, prática e objetiva de se detalhar estrategicamente um projeto.

Atualmente existem vários tipos de Canvas como o Business Model Canvas que possui uma visão estratégica e administrativa do negócio, o Project Model Canvas que possui uma visão mais voltada para o gerenciamento de projetos. O importante para a escolha destes modelos é entender a sua necessidade e principalmente conhecer as informações do seu negócio ou projeto. As estruturas Canvas não substituem conceitos de custos, tempo, riscos, entre outros elas apenas compilam e apresentam de forma mais objetiva e visual estas informações, tornando nossa gestão mais prática e ágil.

Mas o que essa ferramenta tem de tão interessante?
Quando observamos o layout ou apresentação de um modelo Canvas percebemos rapidamente sua praticidade e simplicidade, sem perder o conteúdo das informações. Neste modelo conseguimos incorporar as principais informações de forma integrada e com interação e sua apresentação de forma visual, propicia aos envolvidos mais facilidade no alcance e gestão dos processos, tornando o envolvimento de todos mais fácil e leve.

Em termos de aplicação, o modelo Canvas pode ser aplicado tanto para colocar novas ideias no papel, como também discutir determinados assuntos com os sócios até mesmo fazer apresentações do negócio aos investidores.

Quando aplicamos o modelo Canvas, percebemos algumas vantagens que ajudam as pessoas a rapidamente verem os benefícios da aplicação desta estrutura, dentre estas vantagens podemos citar:

·         Transparência: Todas as pessoas envolvidas têm acesso às informações;

·         Agilidade: Devido a facilidade de informações e transparência as tomadas de decisões são mais ágeis;

·         Visão Global: É possível tem uma visão de todos os processos planejados e controlados;

·         Gestão Visual: As informações são colocadas de forma simples e em um formato visual;

·         Ideias estruturadas: A sequência de informações segue uma lógica de planejamento;

·         Objetividade: informações apresentadas de forma simples e objetiva.

Uma das vantagens mais importantes deste modelo quando pensamos em aspectos relacionados a pessoas, comprometimento e envolvimento das partes interessadas é a transparência. Quando desenvolvemos um modelo Canvas e aplicamos ele em nossos projetos, de forma simples e visual deixamos essas informações ao acesso de todos. Esta transparência de informações faz com que as pessoas passem a ver suas ações, acompanhar e ter ciência que a falta ou omissão pode prejudicar o projeto.


Dicas importantes para desenvolvimento do Canvas:
  • ·         Envolvimento de todas as partes interessadas internas do projeto;
  • ·         Adequar o tipo de Canvas a necessidade do projeto;
  • ·         O modelo deve ficar em um lugar onde todos possam ter acesso.


Clique aqui e conheça nossos cursos de Canvas





Vale reforçar que o Canvas não substitui os conhecimentos básicos na elaboração de planejamentos estratégicos ou operacionais ele nos ajuda a estruturar e apresentar a informação dentro de uma visão mais objetiva e visual. Por isso é importante que conheçamos os princípios e conceitos relacionadas as nossas áreas de negócio e trabalho, para que possamos usar estas informações e ter no Canvas uma ferramenta de apoio importante.

Enfim, em tempos de projetos com orçamentos apertados, prazos curtos, alta cobrança de qualidade e riscos altos, necessitamos ser ágeis e eficientes em nossos projetos, dessa forma, a estruturas em formato Canvas é uma ótima solução para visão sistêmica do negócio e controle de planejamentos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário