sexta-feira, 9 de junho de 2017

GERENTE DE PROJETOS: PROFISSIONAL INDISPENSÁVEL PARA SE SOBRESSAIR NA CRISE E PÓS CRISE

Nos últimos três anos nos deparamos com uma situação econômica extremamente complicada e difícil, onde tivemos que ver empresas fechando, perdendo clientes, diminuindo a produção e consequentemente necessitando demitir pessoas para tentar passar por esta tormenta.
Porém, parece que esta fase está passando e os próximos meses acenam com retomada das contratações. Esta manifestação positiva do mercado de trabalho, exige das empresas um posicionamento profissional para obter maiores ganhos com prazo e recursos menores. Para isto um profissional que tem papel importante nesta retomada é o Gerente de Projetos.
Necessitaremos retomar projetos engavetados ou interrompidos pela crise. E diante desta necessidade de executar os projetos com mais assertividade, com menos espaço para erros (devido a margens ainda baixas) e com ares de incerteza do mercado o gerente de projetos pode ajudar com sua visão estratégica e, principalmente, pelo forte censo de planejamento e visão de riscos.

O gerenciamento do projeto, deveria sem imprescindível em todos os projetos, mas principalmente diante desta situação que necessitamos nos reinventar e buscar o tempo perdido, ter um gerente de projetos dentro da equipe, ajuda na transição para conseguirmos gerenciar os projetos e principalmente nos preparamos para o futuro e tornamos nossas organizações mais fortes e com uma base de conhecimento mais sólida e constate para o mercado futuro. Muitas vezes nos fazemos as contas do salário de um gerente e a avaliação fria do valor nos desmotiva a contrata-lo, mas devemos ter em mente que é fácil quantificar o valor de se ter um profissional com estas características na equipe, mas quanto custa não ter esse profissional na equipe e termos gerais para o projeto.

Segundo a PMSURVEY conseguimos ter os seguintes benefícios com o gerenciamento de projetos
01 – Aumento com o comprometimento com objetivos e resultados;
02 – Melhoria de qualidade com os resultados do projeto;
03 – Minimização de riscos e problemas com o projeto;
04 – Redução dos custos relacionados com o projeto;
05 – Redução com o prazo de entrega;
06 – Aumento com o retorno sobre o investimento.
Podemos lembrar que a realidade de 3 anos atrás nos mostrava empresas que perdiam muito dinheiro, pois seus projetos eram gerenciados com a visão somente de final, sem se importar com o meio ou com o processo para chegar a este final, e em muitos casos a falta de planejamento e recursos transforma os projetos em falhos e profissionais em incapazes, devido a estes estarem de mãos atadas. Tudo isto gerou muitos prejuízos financeiros e de imagem para as empresas e agora, em épocas de crise, este dinheiro fez muita falta na hora de “apertar o cinto”.



Esta transição do mercado deverá iniciar em breve porem muitas empresas tem hoje equipes “desfalcadas” e por isso é importante nos prepararmos para a retomada, pois com certeza as empresas que olharem para a qualificação de suas equipes poderão ter menos dificuldades no início da retomada, visto que a “ansiedade” dos projetos será enorme, uma vez que teremos de recuperar os 3 anos de prejuízos. Mas se a visão de recuperação não for planejada, ela poderá demorar mais que o esperado, por isso a visão de planejamento e condução do projeto será importante para que os passos possam ser percorridos com eficiência e o retorno do negócio seja o esperado e evitar que possamos cometer erros como os do passados que fizeram muitas empresas perder dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário