sexta-feira, 9 de junho de 2017

Escopo, prazo e custo: o triângulo das restrições


Sem dúvida, as 3 principais variáveis ou áreas de conhecimento no gerenciamento de projetos são o escopo, o prazo e o custo, a famosa tríplice restrição, triângulo das restrições ou triângulo de ferro. Não podemos alterar nenhuma delas sem automaticamente afetar as duas restantes e, como consequência de uma alteração brusca nos mesmos a qualidade, considerada o “quarto elemento” deste triângulo acabará por ser comprometida.
Uma pergunta frequente em reuniões de projeto e também muito comum em canteiros de obra é: Qual a restrição mais importante?
A resposta é basicamente simples: DEPENDE.

Cabe ao Gerente de projeto e sua equipe juntamente com o cliente e fornecedores parceiros, determinar qual é o item mais importante. No caso de existir uma restrição orçamentária rígida no projeto, não havendo margens para gastos excedentes, sem dúvida, o custo deve ser o carro-chefe. Entretanto em projetos onde a data de entrega é um marco imutável (ex: supermercados, shopping centers, hotéis, etc.) o prazo passa a ser perseguido incansavelmente. Por outro lado, no desenvolvimento de produtos cuja especificação de materiais componentes é muito precisa, exigente podendo inclusive em caso de alteração destes materiais a qualidade ser gravemente afetada, temos de priorizar o escopo como o vértice imutável.
Esse jogo de “estica-e-puxa” no triângulo de restrições, embora possa parecer um pouco assustador, na verdade é bastante dinâmico e, permite ajustes necessários, inclusive durante o projeto. O importante é deixar clara as escolhas feitas junto aos patrocinadores do projeto.
Quando queremos melhorar ainda mais algum destes itens de um projeto já em andamento, alterações nos demais podem ocorrer como exemplos abaixo:
  • Para reduzir prazo, é possível investir mais recursos ou reduzir escopo.
  • Para reduzir custo é possível cancelar horas extras concluindo o projeto mais tarde ou reduzir escopo.
  • Para adicionar escopo, é possível ampliar o prazo ou alocar mais pessoas para acelerar o projeto, aumentando o custo.
Mas a pergunta ainda persiste: Qual a restrição mais importante?
Se olharmos objetivamente para um projeto, pode-se dizer que a restrição mais importante, ou a que deve sempre ser observada, analisada, controlada é o ESCOPO, mesmo que este não seja a restrição-mestra de seu projeto.
Em fase de planejamento do projeto temos de avaliar todo o escopo detalhadamente pois o mesmo irá determinar os custos envolvidos no projeto bem como o seu prazo e, se os itens do escopo não forem muito bem determinados ou o prazo/custo forem priorizados independente do escopo, com certeza a qualidade do projeto será afetada.
Cabe também mencionar que apesar da qualidade não está diretamente objetivada na restrição tripla, ela poderá sofrer impactos significativos com qualquer alteração do tripé. Pois custos com qualidade estão ligados a aumento e diminuição de prazo e escopo.
Enfim, consuma bastante de seu tempo na fase de planejamento do projeto e levantamento dos requisitos, estabelecendo os objetivos claros do projeto e posteriormente o controle das eventuais mudanças ocorridas no projeto (lições aprendidas sempre de olho no escopo e lembre-se: Planejar é a receita do sucesso!

Baixe nosso E-book gratuitamente! Gerenciamento do escopo em projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário