terça-feira, 6 de junho de 2017

CRIANDO BENEFÍCIOS MÚTUOS EM PROJETOS


Frequentemente somos conduzidos e orientados a realizar projetos de forma a garantir que o custo e o prazo sejam cumpridos com a qualidade esperada, bem como promover a satisfação do cliente. Entretanto é importante entender que gerenciar projetos não se restringe apenas a criação de um produto, serviço ou resultado, dentro do escopo, prazo e custo definidos pelo cliente, mas sim na criação de benefícios de negócios que atinjam todos os envolvidos.

De forma simples a sobrevivência e crescimento das empresas não pode depender somente de resultados positivos para um dos lados, visto que, projetos mal planejados e/ou executado podem prejudicar os clientes, levando as empresas a adquirem dividas para conclusão dos mesmos. Por outro lado, fornecedores que são “espremidos” e pressionados a executar a todo custo o projeto poderão não ter condições de atender o projeto que estão bem como outros clientes.  O conceito de ganha-ganha dever ser claro e presente na relação cliente-fornecedor visando resultados positivos bilaterais. Sendo assim, podemos deduzir que o sucesso dos projetos depende de um planejamento tático, estratégico e operacional, de forma coerente e principalmente transparente, a fim de gerar resultados positivos a nosso cliente, equipe interna, fornecedores e empresas. Pensando na geração benefícios de negócio, podemos admitir os seguintes pilares, indicados na figura 01, como forma de garantir de forma bilateral que tais objetivos sejam alcançados.


Figura 01 – Modelo para geração de benefícios mútuos

·         Valorização Mútua: Muito se fala em valorizar o cliente, entender o que ele pensa e entregar um resultado satisfatório ao mesmo. Porém tais metas ou ações normalmente são dirigidas ao nosso cliente externo final e não a todos os clientes envolvidos na cadeia do projeto, sejam eles externos ou internos. Devemos procurar valorizar e satisfazer tanto o nosso cliente final, responsável por promover nossa receita financeira, ou seja, nosso salário, nosso lucro, como também a nossos clientes internos, sejam eles nossa equipe, fornecedores, colaboradores e todas as partes interessadas responsáveis pelos meios que nos conduzem a conclusão do projeto. Desta maneira, em um ambiente de projeto onde todos se sentem valorizados, os resultados serão alcançados gerando benefícios mútuos.

·         Flexibilidade: Planejar de uma maneira ordenada e ao mesmo garantindo um bom nível de flexibilidade ao projeto à primeira vista pode soar um pouco estranho, porém o bom planejamento deve procurar não “engessar” nosso projeto a métodos e documentos imutáveis ou a prazo, custo e tempo que devem ser perseguidos por muitas vezes cegamente. O Projeto Ideal deve estar apto e aberto a mudanças, pois as mesmas são inevitáveis. Devemos criar artifícios que possibilitem uma flexibilidade controlada do projeto durante sua execução e devemos sim mudar não somente quando os eventos positivos ou negativos do projeto nos conduzem a isso, mas também quando identificarmos uma possibilidade de melhoria.

·         Transparência: Muito se fala em transparência e em como a mesma deve ser aplicada em projetos, que devemos deixar as informações as claras a todos os envolvidos, entretanto na prática tal feito nem sempre acontece. Um projeto dito como transparente deve garantir a seus colaboradores, clientes e até mesmo comunidade as informações necessárias para andamento do mesmo, identificando-se o que foi planejado (linhas de base), executado e também os pontos positivos e negativos (lições aprendidas) com o que projeto se depara durante seu ciclo. Além disso é importante dar voz a todos os envolvidos no projeto, permitindo aos mesmos expressarem suas opiniões e considerações, que por inúmeras vezes irão contribuir muito para o sucesso do projeto.

·         Comunicação: Entendemos muitas vezes por comunicação o ato de criar, arquivar passar ou receber informações e confirmar se as mesmas foram compreendidas pelo receptor. Porém estendendo um pouco tal conceito, devemos pensar na comunicação como forma de integrar e aproximar todas as partes envolvidas do projeto, gerando um ambiente de trabalho, onde compreendemos como nosso cliente, equipe e colaboradores pensam e se sentem, de forma a compreender como podemos tornar o trabalho melhor e mais satisfatório para todos.

·         Aperfeiçoamento: A procura constante pela primazia em eficiência alcançada através de um aperfeiçoamento constante, é uma característica comum aos projetos de sucesso. Tal busca, passa por fatores como: Visão e espaço para realizar o planejamento, adequação do planejamento a maturidade da empresa e pessoas, interação entre planejamento e processos, aliado à capacidade para lidar com mudanças constantes (flexibilidade), aplicação de lições aprendidas, visão de qualidade, envolvimento de todos os envolvidos da cadeia produtiva, comunicação e um ambiente transparente, com certeza teremos o aperfeiçoamento de nossos projetos e como resultado o sucesso alcançado de forma mais fácil.


Enfim, se adotarmos a relação de ganha-ganha durante toda a realização do projeto, com certeza teremos empresas mais preparadas para fornecer serviços de melhor qualidade a seus clientes e estes bem mais satisfeitos com o resultado final, demonstrando que os benefícios e o valor devem ser vistos de forma bilateral e para isso, princípios como: valor mútuo, flexibilidade, transparência, comunicação e aperfeiçoamento são peças fundamentais.

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