Se observamos nosso dia-a-dia, desde o
momento em que acordamos, tomamos nosso café, vamos trabalhar e assim por
diante iremos perceber que estamos em constante comunicação com a ambiente que
nos cerca e vice-versa e tal comunicação em boa parte dos casos se faz sem som,
sem palavras serem pronunciadas, ou seja, de forma visual.
Seja nosso relógio que
nos informa o horário, nossa cafeteira que sinaliza quando está ligada, nosso
carro que através de seu painel de cores e símbolos nos informa se está tudo
certo ou se há um problema, as ruas com suas placas, semáforos, marcações de
chão, enfim todo o ambiente que nos cerca está constantemente nos mandando
mensagens.
Partindo desta realidade comum a todos,
podemos entender facilmente que se as imagens, cores, símbolos e demais
artifícios de ordem visual facilitam nossa vida cotidiana porque não as
aplicarmos em nossa vida profissional?
Inúmeros estudos, principalmente ligados
a marketing e psicologia identificaram a importância das cores e símbolos no
comportamento, compreensão e sensações humanas. Dessa forma, o uso de tais
conhecimentos no ambiente de trabalho só tem a contribuir para comunicação
eficiente e agilidade dos processos executivos.
As
cores
O uso das cores transmite as pessoas
diferentes sensações, podendo conduzir as pessoas a uma interpretação ou
resultado específico. Se pegarmos, por exemplo, as cores mais básicas do nosso
dia-a-dia (vermelho, amarelo, azul e verde) podemos através delas transmitir ideias,
recados aos seus usuários.
- Vermelho: É uma cor estimulante que gera como resultado uma ação ou sensação de urgência, prioridade. Logo não é à toa que em nossos semáforos seja indicativa de Pare!
- Amarelo: Costuma sinalizar atenção (como nos semáforos), cautela, sentimentos de alerta, ou seja, o uso dela é indicado para elementos onde o usuário deve prestar atenção ao que está fazendo.
- Azul: De modo geral o azul transmite sensação de confiança, segurança e tranquilidade, estimulando a criatividade e a produtividade das pessoas logo, é uma cor indicada para ambientes de trabalho como salas de reunião.
- Verde:
transmite sensação de equilíbrio, tranquilidade, de pontos positivos, de algo
que está correto e coerente.
Na prática, o uso de tais cores em máquinas,
relatórios, quadros, etc, automaticamente nos auxilia na transmissão de nossas
ideias e objetivos, logo devemos utilizá-las com sabedoria e ponderação.
Os
símbolos
Assim como as cores, os símbolos estão
presentes em nosso cotidiano, nas placas de trânsito indicando escola, proibido
ultrapassar; nos produtos de higiene e limpeza indicando inflamável, veneno,
reciclável; em nosso automóvel indicando óleo, bateria, combustível, entre
outras infinidades de símbolos que nos deparamos. Podemos considerar alguns
símbolos como uma linguagem universal, como por exemplo a famosa caveira com
dois ossos cruzados, indicando veneno, risco de morte; em qualquer lugar da
terra tal símbolo, mesmo para uma pessoa que não o conheça, no mínimo irá gerar
uma sensação de preocupação, de receio.
A música é um exemplo clássico de
comunicação através de símbolos, pois a partir de pontos pintados ou vazados em
linhas horizontais, os músicos conseguem se comunicar entre si, compondo ou tocando
músicas que marcarão nossas vidas ou história.
Pensando um pouco sobre a visão de
marketing, muitas vezes algumas marcas acabam por tornar seus símbolos tão ou
até mais famosos que o próprio nome, por exemplo se descrevermos o desenho de
uma maçã, antigamente colorida e agora cinza, com uma marca de mordida no lado
direito ou o desenho de um crocodilo bordado em uma camisa, automaticamente
associamos as suas marcas sem ao menos pronunciar os nomes das mesmas.
Dentro de nossas
atividades profissionais, sejam elas quais forem, os símbolos estão presentes
em algum nível e, além disso, podemos buscar a aplicação maior dos mesmos como
forma de uma comunicação mais assertiva e eficiente. Como exemplo podemos citar
os quadros de controle de qualidade ou 5S, com suas ilustrações de rostos
tristes, sérios ou sorridentes, suas mãos com sinal positivo ou negativo; outra
situação comum são os quadros ou placas de segurança do trabalho, saúde e meio
ambiente; as placas indicativas de sanitários, escadas e tantas outras que sem
palavras nos transmitem as informações de forma clara e objetiva.
Avançando mais um pouco para os
contextos atuais, associando cores e símbolos aos ambientes de trabalho, tais
artifícios permitem que tenhamos mais eficiência e tarefas do dia a dia com
maior interação entre pessoas e o meio, sem utilizarmos muitas vezes uma
palavra ou frases escritas em paredes ou placa. É a famosa e conhecida gestão
visual.
Buscamos a excelência em nossas metas e
resultados profissionais, a comunicação é, sem dúvida, um ponto a ser observado
com cuidado e atenção. Devemos ter uma busca constante por métodos e atitudes
que otimizem e facilitem a conexão entre as pessoas e suas atividades, nos
diversos ambientes do nosso dia a dia, ou seja, na sociedade como um todo.
Usar elementos visuais baseado em cores
ou símbolos não é uma forma apenas de criar “enfeites” em paredes, mas de
aproximar pessoas e tornar o trabalho ou vida das mesmas mais fácil e dinâmica
promovendo assim resultados e retornos mais satisfatórios para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário