quarta-feira, 5 de julho de 2017

CORES E SÍMBOLOS NA COMUNICAÇÃO

Se observamos nosso dia-a-dia, desde o momento em que acordamos, tomamos nosso café, vamos trabalhar e assim por diante iremos perceber que estamos em constante comunicação com a ambiente que nos cerca e vice-versa e tal comunicação em boa parte dos casos se faz sem som, sem palavras serem pronunciadas, ou seja, de forma visual.
Seja nosso relógio que nos informa o horário, nossa cafeteira que sinaliza quando está ligada, nosso carro que através de seu painel de cores e símbolos nos informa se está tudo certo ou se há um problema, as ruas com suas placas, semáforos, marcações de chão, enfim todo o ambiente que nos cerca está constantemente nos mandando mensagens.

Partindo desta realidade comum a todos, podemos entender facilmente que se as imagens, cores, símbolos e demais artifícios de ordem visual facilitam nossa vida cotidiana porque não as aplicarmos em nossa vida profissional?
Inúmeros estudos, principalmente ligados a marketing e psicologia identificaram a importância das cores e símbolos no comportamento, compreensão e sensações humanas. Dessa forma, o uso de tais conhecimentos no ambiente de trabalho só tem a contribuir para comunicação eficiente e agilidade dos processos executivos.



As cores
O uso das cores transmite as pessoas diferentes sensações, podendo conduzir as pessoas a uma interpretação ou resultado específico. Se pegarmos, por exemplo, as cores mais básicas do nosso dia-a-dia (vermelho, amarelo, azul e verde) podemos através delas transmitir ideias, recados aos seus usuários.

  • Vermelho: É uma cor estimulante que gera como resultado uma ação ou sensação de urgência, prioridade. Logo não é à toa que em nossos semáforos seja indicativa de Pare! 
  • Amarelo: Costuma sinalizar atenção (como nos semáforos), cautela, sentimentos de alerta, ou seja, o uso dela é indicado para elementos onde o usuário deve prestar atenção ao que está fazendo.
  • Azul: De modo geral o azul transmite sensação de confiança, segurança e tranquilidade, estimulando a criatividade e a produtividade das pessoas logo, é uma cor indicada para ambientes de trabalho como salas de reunião.
  • Verde: transmite sensação de equilíbrio, tranquilidade, de pontos positivos, de algo que está correto e coerente.



Na prática, o uso de tais cores em máquinas, relatórios, quadros, etc, automaticamente nos auxilia na transmissão de nossas ideias e objetivos, logo devemos utilizá-las com sabedoria e ponderação.

Os símbolos
Assim como as cores, os símbolos estão presentes em nosso cotidiano, nas placas de trânsito indicando escola, proibido ultrapassar; nos produtos de higiene e limpeza indicando inflamável, veneno, reciclável; em nosso automóvel indicando óleo, bateria, combustível, entre outras infinidades de símbolos que nos deparamos. Podemos considerar alguns símbolos como uma linguagem universal, como por exemplo a famosa caveira com dois ossos cruzados, indicando veneno, risco de morte; em qualquer lugar da terra tal símbolo, mesmo para uma pessoa que não o conheça, no mínimo irá gerar uma sensação de preocupação, de receio.
A música é um exemplo clássico de comunicação através de símbolos, pois a partir de pontos pintados ou vazados em linhas horizontais, os músicos conseguem se comunicar entre si, compondo ou tocando músicas que marcarão nossas vidas ou história.
Pensando um pouco sobre a visão de marketing, muitas vezes algumas marcas acabam por tornar seus símbolos tão ou até mais famosos que o próprio nome, por exemplo se descrevermos o desenho de uma maçã, antigamente colorida e agora cinza, com uma marca de mordida no lado direito ou o desenho de um crocodilo bordado em uma camisa, automaticamente associamos as suas marcas sem ao menos pronunciar os nomes das mesmas.



Dentro de nossas atividades profissionais, sejam elas quais forem, os símbolos estão presentes em algum nível e, além disso, podemos buscar a aplicação maior dos mesmos como forma de uma comunicação mais assertiva e eficiente. Como exemplo podemos citar os quadros de controle de qualidade ou 5S, com suas ilustrações de rostos tristes, sérios ou sorridentes, suas mãos com sinal positivo ou negativo; outra situação comum são os quadros ou placas de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente; as placas indicativas de sanitários, escadas e tantas outras que sem palavras nos transmitem as informações de forma clara e objetiva.



Avançando mais um pouco para os contextos atuais, associando cores e símbolos aos ambientes de trabalho, tais artifícios permitem que tenhamos mais eficiência e tarefas do dia a dia com maior interação entre pessoas e o meio, sem utilizarmos muitas vezes uma palavra ou frases escritas em paredes ou placa. É a famosa e conhecida gestão visual. 

Buscamos a excelência em nossas metas e resultados profissionais, a comunicação é, sem dúvida, um ponto a ser observado com cuidado e atenção. Devemos ter uma busca constante por métodos e atitudes que otimizem e facilitem a conexão entre as pessoas e suas atividades, nos diversos ambientes do nosso dia a dia, ou seja, na sociedade como um todo.
Usar elementos visuais baseado em cores ou símbolos não é uma forma apenas de criar “enfeites” em paredes, mas de aproximar pessoas e tornar o trabalho ou vida das mesmas mais fácil e dinâmica promovendo assim resultados e retornos mais satisfatórios para todos.  

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