segunda-feira, 31 de julho de 2017

INFOGRÁFICOS – COMUNICANDO IDEIAS DE FORMA SIMPLES E VISUAL

Sejam nos ambientes acadêmicos, profissionais ou pessoais, a transmissão e recepção de informações, ou seja, a comunicação é algo constante e necessário e para nos tornamos sempre compreendidos aos olhos de nossos receptores, precisamos sempre buscar formas de nos comunicarmos que proporcionem uma mais fácil assimilação por parte de todos.
Pesquisas indicam que 75% de nosso aprendizado, de nossa capacidade de assimilação de informações ocorre através da visão, por esse motivo verificamos que atualmente, muitas empresas vem buscando a aplicação de ferramentas ou práticas que vão ao encontro do estimulo da visão como forma de promover a comunicação eficiente, o aprendizado e a participação de todos.

Uma forma simples e ao mesmo tempo poderosa de estimular a aprendizagem visual é pelo uso de Infográficos que nada mais são do que são representações visuais que mesclam textos, figuras ou esquemas de forma a transmitir de maneira clara, objetiva e didática determinado conteúdo ao leitor. Essa mistura entre imagens e textos estimula simultaneamente os dois lados de nosso cérebro, o direito que interpreta imagens e o esquerdo ligado a escrita, nos proporcionando uma compreensão mais fácil do assunto em questão.
Em nosso dia a dia nos deparamos com infográficos principalmente em trabalhos acadêmicos, em revistas e jornais e em comunicações e orientações relativas a saúde, segurança e meio ambiente presentes em nossas atividades profissionais.
Desenvolver um infográfico é um processo relativamente simples e, devemos apenas tomar alguns cuidados iniciais básicos, tais como:

  • Escrever uma ideia inicial ou esboço do que almeja explanar;
  • Organizar as ideias em uma sequência lógica de raciocínio;
  • Lançar as ideias organizadas no infográfico, utilizando-se de cores, imagens, símbolos, esquemas e outros artifícios gráficos que reforcem a ideia ou assunto que pretende abordar.

É importante salientar também que não existe uma forma certa ou errada de se fazer um infográfico, o importante é que o conteúdo apresentado siga uma lógica de pensamento tanto para os recursos visuais quanto os textos tenham uma função clara e objetiva no texto, facilitando a compreensão dos leitores.

Sendo assim, podemos concluir que se buscamos disseminar o aprendizado de forma clara, concisa e ilustrada, os Infográficos podem ser bons aliados nesta tarefa tanto na realidade acadêmica quanto na profissional, principalmente quando falamos de gestão de informação e comunicação ágil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário