quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O TRIÂNGULO DE TALENTOS DO PMI


O novo PMBOK 6ª edição nos traz um capítulo inteiramente dedicado ao gerente de projetos, destacando o papel e as competências deste profissional tão importante para guiar a equipe e o projeto como um todo rumo ao sucesso. 

Sendo assim, esta nova edição, inclui e reforça o seu já conhecido Triângulo de Talentos (PMI Talent Triangle). De forma geral, o Triângulo de Talentos do PMI busca representar o conjunto de habilidade críticas as quais as empresas têm procurado em seus gestores de projetos. Tais habilidades são:

·         Gerenciamento técnico de projetos (Técnica de Gestão de Projetos): são conhecimentos, habilidades e comportamentos relativos a domínios específicos da profissão de gerente de projetos, as quais estão em evolução contínua. Exemplos: técnicas de compilação de requisitos, controle de projetos e programação, gestão de riscos e escopo, ferramentas e técnicas ágeis, etc.

·         Liderança: habilidade essencial para atividades de coordenação de projetos e inspiração das pessoas buscando que a organização como um todo alcance as metas de negócios. Como exemplos podemos citar a negociação e gestão de conflitos, motivação, resolução de problemas, inteligência emocional, desenvolvimento de equipes, etc.

·         Gestão Estratégica de Negócios: conexão entre o projeto e o negócio da organização, de forma a materializar o planejamento estratégico da empresa, melhorando o desempenho e entrega de resultados. Exemplos: Planejamento e alinhamento estratégico, gestão de contratos, funções operacionais, etc

Ao observamos, assim como o Triângulo das Restrições, no Triângulo de Talentos há uma interdependência entre seus 3 lados, de forma que mudanças ocorridas em um dos lados, acaba por influenciar o desempenho e o resultado dos demais lados. Logo, o desenvolvimento, a qualificação profissional concomitante das três faces do triângulo é uma forma inteligente e eficiente de tornar o profissional, o gerente de projetos mais atrativo ao mercado o que conduz ao sucesso profissional e contribuiu para o seu crescimento o que por sua vez para o sucesso do projeto como um todo gerando ganhos a todos os envolvidos.

Tecnologias estarão disponíveis para todos os seguimentos de empresa, porém o que tornará as empresas diferenciadas será a capacidade de preparar e terem em suas estruturas organizacionais profissionais diferenciados e com habilidades tanto na área técnica, como principalmente na área pessoal e neste ponto o triângulo de talentos reforça estes conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário