Em nossos projetos ou processos, iremos nos deparar com problemas,
defeitos, entre outras, onde em comum, tais dados terão uma quantidade grande e
variável de informações. Nessa hora nosso instinto é de tentar olhar ponto a
ponto e ir resolvendo tudo de forma mais rápido possível, porém em muitos casos
a aplicação de uma técnica pode nos ajudar a focar melhor naquilo que
representa grande parte dos problemas com uma análise na menor quantidade de
informações. Neste momento um forte aliando para nos ajudar com estas
informações e sintetização das mesmas é o diagrama de Pareto.
Assim
como em qualidade e custos, a Análise de Pareto pode ser aplicada em outros
ramos, tais como marketing, vendas, entre outros.
A
relação 80/20 possibilita que a empresa ataque 20% de seus problemas, amostra
de público, custos envolvidos, etc. e com isso consiga atingir 80% de suas metas,
em palavras simples, pensando em termos de custos por exemplo, se determinada
empresa monitorar com mais atenção 20% de seus produtos mais utilizados, irá
automaticamente estar atacando uma gama de 80% de seus custos podendo dessa
forma tomar ações para redução dos custos destes produtos. Já em termos de
problemas que qualidade, se a mesma empresa atacar 20% dos principais fatores
ou causas raiz de problemas de qualidade, estará repercutindo em 80% dos
problemas relativos a esta qualidade.
Passos para criação de um Diagrama de Pareto:
1° - Verifique e
entenda primeiramente os dados que você deseja analisar, antes da criação do
Diagrama de Pareto
2° - Coleta de
dados;
3° - Analise e
organize os dados coletados;
4° - Compile os
resultados obtidos e suas % ou informações numéricas, para criação do diagrama;
5° - Crie o
Diagrama, lembrando que as barras verticais do gráfico vão das maiores para as
menores e da esquerda para direita;
6° - Criar um
segundo gráfico sobre as barras para indicar a % acumulada dos problemas;
6° - Compilado os
resultados e criado o Diagrama, analise o mesmo, para tomada de ações.
Logo,
podemos observar que o uso da análise de Pareto é muito interessante, para as
organizações, principalmente para tomada de decisões e
priorizações de ações, podendo trazer resultados positivos a curto e médio prazo, principalmente no que tange a um
controle mais assertivo do escopo e por sua vez dos custos.
Antônio Carlos da Costa Valente
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