quinta-feira, 10 de agosto de 2017

BRAINSTORMING: CRIANDO IDEIAS


Continuamente em nossas vidas pessoais e profissionais, estamos sujeitos a situações, a problemas que temos de resolver, e neste momento somos tomados por ideias as quais precisamos, analisar ou compartilhar com outras pessoas de maneira a chegarmos nos resultados que desejamos.  

Olhando para o aspecto profissional, como membros de equipes, líderes ou gestores o desenvolvimento de soluções é algo rotineiro, entretanto em muitos casos não há uma lógica sistematizada para a criação e desenvolvimento destas ideias e soluções e, embora muitas dessas soluções deem certo, isto é, resolvam os problemas apresentados, não existe uma garantia que a solução adotada seja a melhor em termos de prazo, qualidade, desempenho, economia entre outros.

Indo ao encontro da busca pelas melhores soluções, a Técnica de Brainstorming é uma excelente aliada. Esta técnica promove a geração de ideais através da interação e exercícios mentais tem por com o objetivo potencializar a criatividade, para a criação ou resolução de um determinado problema, sendo muito usada em diversos seguimentos ou situações dentro das empresas.

O Brainstorming, de forma geral, resume-se a uma reunião composta por três momento específicos, a Geração de Ideias, a Fase de Questionamentos e a Avaliação ou Tomada de Decisão.

Na fase inicial de geração de ideias, busca-se estimular a equipe a lançar suas ideias a mesa, sem restrições alguma, ou seja, toda a ideia é válida e deve ser valorizada.

Na segunda fase, ocorre o questionamento e as divergências das ideias apresentadas aparecem. Neste momento, devemos buscar o estimulo e o respeito quando a todos os questionamentos sem denegrir o criticar as posições contrárias, mas sim buscando a compreensão, o entendimento mais aprofundado destas ideias ou soluções apresentadas. Neste momento o uso de recursos visuais como imagens, quadros, desenhos, entre outros será de grande ajuda para o desenvolvimento das soluções.

Já na fase final, o objetivo e convergir, ou seja, na fase anterior as divergências das pessoas promoveram questionamentos, geram novas análises, criou-se novas ideias e promoveu a interação dos membros para gerar mais ideias. A partir deste momento a equipe volta a olhar as ideias, de forma conjunta, no intuito de buscar um consenso final e através deste consenso, chegasse a um resultado comum e esperado.

Outros Métodos Baseados no Brainstorming:
Técnica de Grupo Nominal: Essa técnica amplia o brainstorming, adicionando um processo de votação para ordenar as melhores ideias, posteriormente as levando para um brainstorming adicional ou priorização.

Writestorming: Esta forma de capitação de ideias é similar ao Brainstorming, porém as pessoas usam papeis ou post its para escrever suas ideias que são coladas no quadro, isto ajuda a promover o envolvimento de pessoas que por sua vez possam estar tímidas e com vergonha de falarem suas ideias em voz alta.

Importante!




Buscar o desenvolvendo um ambiente criativo, colaborativo e transparente entre os membros da equipe, naturalmente as soluções para os problemas ou a criação de novas ideias, irão surgir mais facilmente e com um índice de assertividade e desempenho maiores do que da forma tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário