Muito conhecido
no meio administrativo e de produção o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action)
busca, através de um método estruturado, a organização de processos variados
dentro das empresas.
Desenvolvido
por Walter A. Shewart e consolidado pelo celebre guru da qualidade William E.
Deming, o ciclo basicamente consiste na divisão dos processos em 04 fases ou
momentos distintos:
- Plan (Planejar) à busca-se determinar os problemas e/ou obstáculos existentes no processo, analisando e definindo ações a serem tomadas para a resolução dos mesmos.
- Do (Fazer) à fase destinada a execução / aplicação do plano de ação elaborado na fase de planejamento anterior. Neste momento, além de executar o plano, deve-se coletar dados para a checagem da fase posterior.
- Check (Checar) à momento de análise do plano de ação que foi executado, avaliando-se os resultados obtidos, colhendo-se lições aprendidas através da identificação de erros e acertos do plano de ação para uso em melhorias futuras.
- Action (Agir) à fase de incorporação, de aplicação dos resultados positivos obtidos durante o plano. Para os resultados negativos, deve-se recomeçar o ciclo PDCA novamente, disseminando assim a melhoria continua dos processos.
Na pratica: como o PDCA pode nos ajudar?
Os
problemas, as dificuldades e incertezas existem, tanto em nossa vida pessoal
quanto dentro das empresas, isso e um fato. A grande questão e como tratar tais
imprevistos, como melhorar nossa forma de agir e, com isso nos tornarmos mais
eficientes e competitivos?
Visando esta linha de ação, a adoção do ciclo PDCA como
apoio na resolução de problemas e na busca constante pela melhoria e, sem
dúvida, algo importante e benéfico. A adoção desta técnica relativamente
simples nos proporciona, dentre outras coisas, uma visão de nossos processos
individualizados ou até mesmo da empresa como um todo, mas principalmente a
capacidade de melhoria constante obtida através de seu formato de ciclo, onde revisitamos
constantemente os pontos onde falhamos e que por sua vez são carentes de
correções, gerando com isso aprendizado e dentro da
filosofia Toyota a “busca da perfeição”.
Uma
proposta de apresentação para utilizar o ciclo PDCA é a ferramentaA3, pois através dela, podemos transmitir as informações de forma simples,
objetiva e visual.
Um
relatório A3, estrutura-se basicamente no ciclo PDCA e, deve:
1. Descrever
o problema enfrentado;
2. Analisar
a situação como um todo;
3. Estudar,
compreender a causa raiz do problema;
4. Identificar,
estabelecer o resultado esperado;
5. Propor
ações corretivas ou contramedidas;
6. Definir
um plano de ação, ou seja, a forma de combater (via ações corretivas ou
contramedidas adotadas) o problema, a causa raiz;
7. Ter um
acompanhamento do plano de ação proposto;
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