quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O ciclo PDCA



Muito conhecido no meio administrativo e de produção o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) busca, através de um método estruturado, a organização de processos variados dentro das empresas.
Desenvolvido por Walter A. Shewart e consolidado pelo celebre guru da qualidade William E. Deming, o ciclo basicamente consiste na divisão dos processos em 04 fases ou momentos distintos:


- Plan (Planejar) à busca-se determinar os problemas e/ou obstáculos existentes no processo, analisando e definindo ações a serem tomadas para a resolução dos mesmos.

-  Do (Fazer) à fase destinada a execução / aplicação do plano de ação elaborado na fase de planejamento anterior. Neste momento, além de executar o plano, deve-se coletar dados para a checagem da fase posterior.

-  Check (Checar) à momento de análise do plano de ação que foi executado, avaliando-se os resultados obtidos, colhendo-se lições aprendidas através da identificação de erros e acertos do plano de ação para uso em melhorias futuras.

-  Action (Agir) à fase de incorporação, de aplicação dos resultados positivos obtidos durante o plano. Para os resultados negativos, deve-se recomeçar o ciclo PDCA novamente, disseminando assim a melhoria continua dos processos.


Na pratica: como o PDCA pode nos ajudar?

Os problemas, as dificuldades e incertezas existem, tanto em nossa vida pessoal quanto dentro das empresas, isso e um fato. A grande questão e como tratar tais imprevistos, como melhorar nossa forma de agir e, com isso nos tornarmos mais eficientes e competitivos?
Visando esta linha de ação, a adoção do ciclo PDCA como apoio na resolução de problemas e na busca constante pela melhoria e, sem dúvida, algo importante e benéfico. A adoção desta técnica relativamente simples nos proporciona, dentre outras coisas, uma visão de nossos processos individualizados ou até mesmo da empresa como um todo, mas principalmente a capacidade de melhoria constante obtida através de seu formato de ciclo, onde revisitamos constantemente os pontos onde falhamos e que por sua vez são carentes de correções, gerando com isso aprendizado e dentro da filosofia Toyota a “busca da perfeição”.


Uma proposta de apresentação para utilizar o ciclo PDCA é a ferramentaA3, pois através dela, podemos transmitir as informações de forma simples, objetiva e visual.

Um relatório A3, estrutura-se basicamente no ciclo PDCA e, deve:


1.    Descrever o problema enfrentado;
2.    Analisar a situação como um todo;
3.    Estudar, compreender a causa raiz do problema;
4.    Identificar, estabelecer o resultado esperado;
5.    Propor ações corretivas ou contramedidas;
6.    Definir um plano de ação, ou seja, a forma de combater (via ações corretivas ou contramedidas adotadas) o problema, a causa raiz;
7.    Ter um acompanhamento do plano de ação proposto;


Nenhum comentário:

Postar um comentário