sexta-feira, 10 de novembro de 2017

SWOT – UM RAIO X DO NEGÓCIO

Para sobrevivência das empresas no mercado atual, a visão estritamente focada nos custos e na qualidade já não é suficiente, nem tampouco conhecer sua concorrência garante o sucesso ou a permanência no mercado. Tão importantes quanto tais fatores, está o nosso autoconhecimento como profissional e empresa. Diante disso, necessitamos compreender onde nossa empresa acerta, onde erra e quais as oportunidades e os perigos que o mercado nos apresenta e de que forma iremos reagir a isso. Em um projeto não é diferente, podemos ter planejamentos de escopo, tempo, custos, qualidade, entre outros muito bem elaborados e definidos, porém sem uma análise crítica do projeto relativa a seus prós e contras, seus riscos e oportunidades ficaram em uma situação delicada de incertezas ou desconhecimento que podem afetar os resultados parciais ou finais do projeto.
Para auxiliarmos a estruturar estas informações, permitindo que tenhamos uma visão mais objetiva do que devemos enfrentar sob um olhar de negócio ou ao realizarmos um projeto, podemos contar a Análise SWOT.
Esta ferramenta cujo principal objetivo é avaliar situações internas ou externas ao projeto, ambiente ou empresa de forma a possibilitar uma fotografia dos mesmos analisando a estratégias que possibilitem intensificar pontos positivos e mitigar ou eliminar os negativos.
SWOT é uma sigla de palavras inglês que significam Strengths (pontos fortes), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) ao projeto, negócio ou empresa. De forma simples, o uso da matriz ou análise SWOT se dá através da identificação, da enumeração destas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças preenchendo-se a matriz, para tanto algumas perguntas devem ser respondidas:
·         S – PONTOS FORTES: Quais são os pontos fortes de meu projeto ou negócio?
·         W – FRAQUEZAS: Quais são os pontos fracos de meu projeto ou negócio?
·     O – OPORTUNIDADES: Quais são as oportunidades existentes para meu projeto ou negócio?
·         T – AMEAÇAS: Quais as ameaças para meu projeto ou negócio?


À primeira vista responder tais questionamentos preenchendo a matriz SWOT é algo aparentemente simples, entretanto costuma-se cometer alguns erros durante estes questionamentos, tais como:
 ·         Ser otimista demais em relação ao negócio, prejudicando a identificação correta dos pontos fortes e fracos;

·         Identificar oportunidades em demasia que acabam por nos estar ao encontro da estratégia ou política da empresa;
·         Não conseguir identificar com clareza as ameaças oriundas da concorrência, fator este muito influenciado pelo excesso de otimismo;

Mas supondo que preenchi a matriz corretamente, e agora? O que faço?
Embora muito importante, a elaboração da matriz é somente um passo inicial na estratégia do negócio, ela nos dá uma fotografia atual da empresa, entretanto sozinha não faz milagres e não garante o sucesso. De posse desta matriz o gestor deve juntamente com sua equipe fazer uma análise estratégica de todos os pontos, buscando, em alinhamento com cultura da empresa, soluções ou ações que intensifiquem os pontos positivos e minimizem ou eliminem pontos negativos. Paralelo a isso, deve-se buscar estratégias para combater as ameaças e desenvolver e implantar oportunidades identificadas. Se tais ações forem tomadas, e novas análises SWOT forem feitas periodicamente, a probabilidade de êxito para empresa será maior, gerando ganhos a mesma bem como a os demais envolvidos no projeto.

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