Para
sobrevivência das empresas no mercado atual, a visão estritamente focada nos custos
e na qualidade já não é suficiente, nem tampouco conhecer sua concorrência
garante o sucesso ou a permanência no mercado. Tão importantes quanto tais
fatores, está o nosso autoconhecimento como profissional e empresa. Diante disso,
necessitamos compreender onde nossa empresa acerta, onde erra e quais as
oportunidades e os perigos que o mercado nos apresenta e de que forma iremos
reagir a isso. Em um projeto não é diferente, podemos ter planejamentos de
escopo, tempo, custos, qualidade, entre outros muito bem elaborados e
definidos, porém sem uma análise crítica do projeto relativa a seus prós e
contras, seus riscos e oportunidades ficaram em uma situação delicada de
incertezas ou desconhecimento que podem afetar os resultados parciais ou finais
do projeto.
Para
auxiliarmos a estruturar estas informações, permitindo que tenhamos uma visão
mais objetiva do que devemos enfrentar sob um olhar de negócio ou ao
realizarmos um projeto, podemos contar a Análise SWOT.
Esta
ferramenta cujo principal objetivo é avaliar situações internas ou externas ao
projeto, ambiente ou empresa de forma a possibilitar uma fotografia dos mesmos analisando
a estratégias que possibilitem intensificar pontos positivos e mitigar ou
eliminar os negativos.
SWOT
é uma sigla de palavras inglês que significam Strengths (pontos fortes),
Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) ao
projeto, negócio ou empresa. De forma simples, o uso da matriz ou análise SWOT
se dá através da identificação, da enumeração destas forças, fraquezas,
oportunidades e ameaças preenchendo-se a matriz, para tanto algumas perguntas
devem ser respondidas:
·
S –
PONTOS FORTES: Quais são os pontos fortes de meu projeto ou
negócio?
·
W –
FRAQUEZAS: Quais são os pontos fracos de meu projeto ou negócio?
· O –
OPORTUNIDADES: Quais são as oportunidades existentes para
meu projeto ou negócio?
·
T –
AMEAÇAS: Quais as ameaças para meu projeto ou negócio?
À
primeira vista responder tais questionamentos preenchendo a matriz SWOT é algo
aparentemente simples, entretanto costuma-se cometer alguns erros durante estes
questionamentos, tais como:
·
Identificar oportunidades em demasia que acabam
por nos estar ao encontro da estratégia ou política da empresa;
·
Não conseguir identificar com clareza as
ameaças oriundas da concorrência, fator este muito influenciado pelo excesso de
otimismo;
Mas supondo que preenchi a matriz corretamente,
e agora? O que faço?
Embora
muito importante, a elaboração da matriz é somente um passo inicial na
estratégia do negócio, ela nos dá uma fotografia atual da empresa, entretanto
sozinha não faz milagres e não garante o sucesso. De posse desta matriz o gestor
deve juntamente com sua equipe fazer uma análise estratégica de todos os
pontos, buscando, em alinhamento com cultura da empresa, soluções ou ações que
intensifiquem os pontos positivos e minimizem ou eliminem pontos negativos. Paralelo
a isso, deve-se buscar estratégias para combater as ameaças e desenvolver e
implantar oportunidades identificadas. Se tais ações forem tomadas, e novas
análises SWOT forem feitas periodicamente, a probabilidade de êxito para
empresa será maior, gerando ganhos a mesma bem como a os demais envolvidos no
projeto.
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