Podemos
descrever como preceito essencial do pensamento Lean a contínua eliminação das
atividades desnecessárias, as quais não agregam valor, ou seja, a redução ou
eliminação dos desperdícios. Tal objetivo, permeia por todas as áreas, sejam
elas relacionadas a processos, assistenciais, de suporte, administrativas,
dentre outras. A eliminação de desperdícios e de esforços desnecessário, nos
permite agregar mais tempo e recursos para a realização de coisas realmente
importantes.
De forma conceitual, desperdícios tratam-se de
atividades que consomem recursos e não agregam valor ao cliente e, além disso
que não são necessárias ao processo, ou seja, podemos tratar os desperdícios
como perdas.
Na década de 50 a Toyota já havia percebido,
que para ser competitiva no mercado automobilístico, necessitaria de ações que
ao mesmo tempo otimizassem seus custos sem prejudicar a sua qualidade. Tal
relação, redução de custos versus garantia de qualidade, em um primeiro momento
parece antagônica, entretanto, a Toyota conseguiu equilibrar tal relação
através da redução de toda e qualquer parcela de trabalho que não agregasse
valor ao processo e que ao mesmo tempo fosse desnecessária. E assim, nasceu o
preceito de eliminação de desperdícios. Daquela época até os dias atuais o
mercado potencializou muito sua competitividade e a tecnologia foi socializada
para muitas empresas, porém somente tecnologia não é sinônimo de competitividade, e é nesse
ponto que a redução de desperdícios pode contribuir para o sucesso das
empresas. Se pensarmos que muitas empresas detentoras de capitais e tecnologias
de ponta em seus processos fabris, ainda enfrentam dificuldades na redução de
desperdícios simples como por exemplo, estoques e movimentações, percebemos o quanto
é possível melhorar os processos, e criar produtos ainda de melhor qualidade,
com menor esforço e com preços mais atrativos para os consumidores.
Dentro dos processos produtivos, podemos
relacionar 8 tipos de desperdícios (Superprodução, Tempo de Espera, Transporte,
Superprocessamento, Estoque, Movimentação, Defeitos e Má Utilização De Capital
Humano) que prejudicam o desenvolvimento de tarefas e por sua vez geram inevitavelmente
aumentos de custos produtivos.
Superprodução: Consiste na produção ou compra de
quantidades superiores a demanda do mercado.
Exemplo: Fabricar uma quantidade grande de produtos,
visando o aproveitamento de setups de máquinas.
Tempo de Espera:
Relativo a esperar desnecessária pela finalização de algum processamento de
produto ou serviço, gerando estoques desnecessários e/ou ociosidade de equipe.
Exemplo: Espera por assinaturas de documentos,
funcionários aguardando treinamento, etc.
Transporte: Manuseio excessivo, impróprio ou
desnecessário de materiais e produtos
semiacabados.
Exemplo: Transportar / realocar materiais ou produtos de
forma excessiva dentro do processo de fabricação.
Exemplo:
Várias inspeções em um mesmo processo.
Exemplo: Manter produtos em estoque após
obsolescência, fabricação de grandes quantidades de material, excesso de
máquinas e equipamentos, etc.
Movimentação:
Movimentações humanas desnecessárias para cumprir uma tarefa.
Exemplo: Funcionário precisa andar muito para buscar determinada ferramenta,
departamentos espalhados em uma empresa, etc.
Defeitos: Produção de produtos defeituosos ou erros
humanos em processos manuais, gerando desperdício e retrabalho.
Exemplo: Digitação errada, erro de produção, etc.
Má Utilização De Capital Humano:
Não usar toda a capacidade das pessoas na execução de tarefas.
Exemplo: Pessoas tratadas como robôs, não envolver as
pessoas nos processos de melhoria, trabalho desigual, etc.
Um
ditado simples diz que “o diabo
mora nos detalhes”. Desperdícios por mais que parecem ser pequenas coisas que,
por muitas vezes, entendemos que não impactariam tanto, quando temos grandes
estoques ou admitimos que pequenos defeitos façam parte das rotinas. Quando tratamos desperdícios como descaso, não estamos dando valores para esses
pequenos “detalhes” que, se controlados, podem acabar por gerar produtos com
preços mais baixos e com alta qualidade.
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