quarta-feira, 11 de outubro de 2017

ANÁLISE DE PARETO

Em nossos projetos ou processos, iremos nos deparar com problemas, defeitos, entre outras, onde em comum, tais dados terão uma quantidade grande e variável de informações. Nessa hora nosso instinto é de tentar olhar ponto a ponto e ir resolvendo tudo de forma mais rápido possível, porém em muitos casos a aplicação de uma técnica pode nos ajudar a focar melhor naquilo que representa grande parte dos problemas com uma análise na menor quantidade de informações. Neste momento um forte aliando para nos ajudar com estas informações e sintetização das mesmas é o diagrama de Pareto.

       Idealizado por Joseph Juran, o Diagrama de Pareto, ou regra 80/20 trata-se de um estudo, uma técnica estatística, que identificou que, dentro de uma empresa, cerca de 80% dos problemas, relativos a qualidade, ou outros horizontes de informações existentes são causados por 20% dos fatores. Tal estudo acabou se expandindo para área de custo, onde identifica-se que aproximadamente 20% dos principais insumos contemplam 80% dos custos envolvidos no projeto.

Assim como em qualidade e custos, a Análise de Pareto pode ser aplicada em outros ramos, tais como marketing, vendas, entre outros.

A relação 80/20 possibilita que a empresa ataque 20% de seus problemas, amostra de público, custos envolvidos, etc. e com isso consiga atingir 80% de suas metas, em palavras simples, pensando em termos de custos por exemplo, se determinada empresa monitorar com mais atenção 20% de seus produtos mais utilizados, irá automaticamente estar atacando uma gama de 80% de seus custos podendo dessa forma tomar ações para redução dos custos destes produtos. Já em termos de problemas que qualidade, se a mesma empresa atacar 20% dos principais fatores ou causas raiz de problemas de qualidade, estará repercutindo em 80% dos problemas relativos a esta qualidade.

Passos para criação de um Diagrama de Pareto:

1° - Verifique e entenda primeiramente os dados que você deseja analisar, antes da criação do Diagrama de Pareto
2° - Coleta de dados;
3° - Analise e organize os dados coletados;
4° - Compile os resultados obtidos e suas % ou informações numéricas, para criação do diagrama;
5° - Crie o Diagrama, lembrando que as barras verticais do gráfico vão das maiores para as menores e da esquerda para direita;
6° - Criar um segundo gráfico sobre as barras para indicar a % acumulada dos problemas;
6° - Compilado os resultados e criado o Diagrama, analise o mesmo, para tomada de ações.


Logo, podemos observar que o uso da análise de Pareto é muito interessante, para as organizações, principalmente para tomada de decisões e priorizações de ações, podendo trazer resultados positivos a curto e médio prazo, principalmente no que tange a um controle mais assertivo do escopo e por sua vez dos custos.

Antônio Carlos da Costa Valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário