quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O QUE É O GUIA PMBOK?


Para aqueles que convivem diretamente com a Gestão de Projetos, o termo PMBOK é algo comum, corriqueiro. Entretanto para quem está se iniciando seus estudos em gestão de projetos ou se deparando com este nome pela primeira vez, PMBOK ainda é algo desconhecido, nublado ou até mesmo assustador.

Na prática, o Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) conhecido no Brasil como Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos é um livro, ou um guia como o próprio nome diz, desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute) e reeditado há cada quatro anos, que compila os conhecimentos das boas práticas aplicadas no Gerenciamento de Projetos. Este guia está atualmente na sua 5° edição, mas a 6° Edição tem previsão de chegada ainda este ano.
Cabe sempre lembrar que que o PMBOK não é uma norma ou uma metodologia a ser seguida na gestão de projetos, mas sim um apanhando geral de informações, de linguagem comum à profissão de gerente de projetos, de conhecimentos, de boas práticas que auxiliam no start, desenvolvimento, execução, controle e encerramento dos mais variados tipos de projetos.

Por possui uma abordagem generalista, ou seja, não se concentrando neste ou naquele tipo de projeto, o Guia PMBOK pode ser adotado nas mais diversas situações de projetos e culturas organizacionais de empresas, sendo um importante aliado para o sucesso de projetos.


O Guia PMBOK se divide em Grupos de Processos, áreas de conhecimentos, áreas estas que acabam por englobar todas as situações inerentes ao desenvolvimento dos projetos e processos que por sua vez promovem a interação entre as áreas de conhecimento e os grupos de processos.

Dentro as áreas de conhecimento o Guia PMBOK aborda 10 visões as quais a partir da aplicação das mesmas em nossos projetos, conseguimos melhorar os resultados.




1. Gerenciamento da Integração: trata da conexão, da interligação dos processos entre as outras nove áreas de conhecimento existentes.

2. Gerenciamento do Escopo: aborda os processos envolvidos na verificação, na inclusão de todos os trabalhos necessários à execução do projeto.

3. Gerenciamento do Tempo: descreve os processos relativos a realização do projeto dentro do prazo planejado.

4. Gerenciamento dos Custos: aborda os processos inerentes ao planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos do projeto.

5. Gerenciamento da Qualidade: descreve os processos de garantia da qualidade para que o mesmo atinja os objetivos para o qual foi idealizado.

6. Gerenciamento dos Recursos Humanos: descreve os processos de organização e gerenciamento das equipes envolvidas.

7. Gerenciamento da Comunicação: descreve processos ligados a geração, coleta, distribuição e armazenamento das informações do projeto de forma adequada.

8. Gerenciamentos dos Riscos: aborda os processos inerentes a gestão dos riscos diretos e indiretos envolvidos no projeto.

9. Gerenciamento das Aquisições: descreve os processos de compra de produtos, serviços ou resultados do projeto.

10. Gerenciamento das Partes Interessadas: busca identificar e gerenciar as partes envolvidas (Stakeholders) direta e indiretamente no projeto.


Outro aspecto importante, principalmente paras as pessoas que acreditam que a aplicação destas boas práticas, podem ser complexas, ou até mesmo para aqueles que estão iniciando seu estudos e aplicações, é que dentro do Guia PMBOK nos apresenta 47 processos, ou seja, caminhos a seguir, com ferramentas recomendadas que nos ajudam a conduzir a elaboração de nossos projetos, dentro das boas práticas mundialmente consolidadas.

PMBOK 6° edição
O Guia PMBOK® – Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos do PMI entre na sua 6ª edição. Com publicação prevista para setembro de 2017. A principal publicação do PMI foi atualizada para refletir as melhores práticas em gerenciamento de projetos. Na 6ª edição, cada área de conhecimento trará uma seção com abordagens para ambientes ágeis, iterativos e adaptativos, descrevendo como essas práticas se integram nas configurações do projeto. O guia também dará mais ênfase ao conhecimento estratégico e de negócios - incluindo a discussão de documentos de negócios em gerenciamento de projetos - e informações sobre o Triângulo de Talentos do PMI (PMI Talent Triangle ™) e as habilidades essenciais para o sucesso no mercado atual.

Trazendo um pouco estudos e pesquisas realizados pelo PMI, através dos relatórios PMI’s Pulse of the Profession®, estes mostram benefícios obtidos por empresas que aplicam em suas estruturas as boas práticas e resultados destes benefícios.


Desta forma, utilizando o a base de conhecimento do Guia PMBOK e também respeitando a realidade de nossa empresa, estágio de maturidade, formação e trabalho em equipe e cultura, teremos grande chance de entregar nossos projetos dentro dos objetivos previamente alinhados e com resultados positivos em termos de custo, qualidade, prazo de entrega, entre outros.

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